terça-feira, 29 de abril de 2014

terça-feira, 22 de abril de 2014

Feriadão bom demais!!!

Pense num feriadão bom demais!

E no retorno a história do povo Guanche e das ilhas Canárias.

Amanhã eu conto, por que hoje tô em ritmo de preguiça total.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Expectativa II

A expectativa foi grande e a "aula" correspondeu.

Atendendo a pedidos começamos uma série intensa sobre física.

Acho que esqueci de mencionar ontem que as próximas conversas fariam um paralelo entre a física e a psicologia.

Eu fiquei sem entender num primeiro momento mas as coisas começaram a se esclarecer logo no primeiro conceito. A Psicologia Transpessoal.

Começamos a comentar o Paradoxo EPR ou Paradoxo de Einstein-Podolsky-Rosen, mas a tivemos que deixar para amanhã. Compromissos profissionais da "platéia", que "exigiu" (principalmente os atrasadinhos!) que começássemos novamente amanhã.

Enfim, amanhã nós voltamos a esse primeiro assunto, esclarecemos as dúvidas e eu posto tudo direitino.

A expectativa continua...

sábado, 12 de abril de 2014

Expectativa!














Na segunda-feira começaremos uma viagem sensacional pela física teórica. Da relatividade de Albert Einstein à mecânica quântica de Stephen Hawking, passando por Thomas Edison, Nicola Tesla e outros. Aguardando ansiosamente!


Bate papo com Marcelo - 11/04/2014

Hoje, ou melhor, ontem, ouvimos a história de Zeus e Calisto, e uma das versões da lenda da formação das constelações da Ursa Maior e Ursa Menor.








Diz-se que Zeus, apaixonado por Calisto, e receando por sua vida caso fossem descobertos tratou de disfarçá-la e escondê-la (imaginem a esposa de Zeus. Uma deusa enciumada! Se cuida,Calisto!). Transformou-a em uma ursa e a colocou em uma caverna, para que assim pudessem se amar.








Ele, entretanto, após uma noite de amor, acabou se esquecendo de Calisto (as colegas, mulheres que são, disseram logo que os homens, mesmo sendo deuses, são todos iguais!) na caverna, ainda como uma ursa.

Da união de Zeus e Calisto nasceu Arcas. Por curiosidade perguntei se nasceu menino ou ursinho. Nasceu menino e, sendo criado por Lacaão, seu avô, pai de Calisto e torrnou-se rei da Arcádia.



Arcas teria, certa vez, durante uma caçada encontrado a própria mãe, ainda uma ursa. Ela, reconhecendo-o lançou-se em sua direção e ele, para defender-se (não sabia da existência da mãe ou de sua condição) lançou seus cães e preparou-se para matá-la.





Zeus, percebendo seu esquecimento e para impedir o matricídio transformou-os em constelações, que subiram aos céus. Calisto como a Ursa Maior e Arcas como a Ursa Menor.

Só ficou a pergunta: Por que Zeus não parou os cães e desviou as flechas, ou transformou Calisto novamente em mulher? Não sei, mas a lenda perderia toda a graça.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Bate papo com Marcelo I - 10/04/2014

Hoje teve rodada dupla no bate papo com o Marcelo.

Pela manhã falamos sobre TEOSOFIA. Misto de teologia, religião e ciência, a teosofia é um conceito muito viagem pro meu gosto (desculpa aí,Marcelo!). 

O principal nome da Teosofia é Elena Petrovna Blavatskaya, escritora, folósofa e teóloga russa.
Seu trabalho nesse campo iniciou-se na década de 1970 como uma resposta à profunda separação entre Ciência e Religião que ocorria nos EUA (ela havia se mudado da Rússia para os EUA anos antes) naquela época.

São abordados temas como os Atrlantis planos superiores e inferiores de vida e consciência, vida em outros mundos, etc.

Ainda que não dermos crédito a tudo isso, vale ressaltar que uma das fontes inspiradoras de peso da Teosofia foi o filósofo grego Platão.

Não vou me prolongar mais sobre o assunto, pois na busca por imagens sobre a Teosofia percebi que seu símbolo apresenta também uma suástica... vou deixar isso pra lá, ok.

Bate papo com Marcelo II - 10/04/2014

Mais interessante que o tópico anterior foi a conversa da tarde. Iniciamos com a etimologia dos nomes russos, especialmente os sobrenomes, que levam o primeiro nome do pai. Acabamos por falar sobre a família imperial à época da revolução e o seu destino nas mãos dos Bolcheviques.



O Czar Nicolau II havia abdicado em março de 1917. Em uma viagem de retorno à Moscou ele e sua família foram capturados e aprisionados pelos revolucionários.

Transferidos para a cidade de Ecaterimburgo, Nicolau II, sua mulher, seu filho, suas quatro filhas, o médico da família imperial, um servo pessoal, a camareira da imperatriz e o cozinheiro da família foram executados no porão da Casa Ipatiev pelos bolcheviques na madrugada de 16 para 17 de julho de 1918.



Mais tarde Nicolau II, sua mulher e seus filhos foram canonizados como neomártires por grupos ligados à Igreja Ortodoxa Russa.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Bate papo com o Marcelo - 09/04/2014

Hoje não foi possível o bate papo sobre os fractais. Uma colega que aniversariava levantou outro assunto e em homenagem a ela nós mudamos um pouco o foco.

É outro caso igualmente interessante (aliás todas as conversas com o Marcelo são. É unânime entre os colegas que ele deveria ser professor): O Experimento Philadélphia, que teria sido um suposto teste militar da marinha dos EUA com base na teoria dos campos unificados, que o gênio Albert Einstein buscou comprovar até sua morte.






 Grosseiramente falando a teoria dos campos unificados diz que a gravitação e o eletromagnetismo possuem essencialmente a mesma natureza. 







Assim, como uma grande massa deforma o espaço (gravidade), um poderoso campo eletromagnético provocaria o mesmo efeito em partículas eletricamente carregadas. 


O experimento consistia em gerar este campo eletromagnético com a finalidade de desviar as partículas de luz (fótons) em torno de um navio de guerra, para que este se tornasse invisível ao inimigo.

Foi utilizado o destróier USS Eldridge, que teria efetivamente "desaparecido". Os efeitos colaterais sofridos pela tripulação, entretanto, teriam sido terríveis e os marinheiros acabaram mortos pelas mais diversas causas, incluindo desaparecimentos (assim como fantasmas), doenças desconhecidas, "fusão" dos corpos com a estrutura do navio, etc.

O próprio navio teria sido avistado em Norfolk, cerca 200 km ao sul do local do experimento, no momento da ativação do campo eletromagnético, "vítima" de uma espécie de teletransporte.

Tudo isso teria sido arquivado e esquecido dado o fracasso do pleito.

Não sou fanático por teorias de conspiração e obviamente esta história jamais será comprovada (o que não a torna menos fantástica, especialmente para os que gostam de ficção científica). Os fundamentos teóricos por trás disto, contudo, são sólidos e reais, mas ainda falta a equação que representaria .

Quem sabe um dia...

terça-feira, 8 de abril de 2014

Pensando bem...

O título do post aí em baixo me deu uma ideia. Na verdade eu resolvi não aposentar o blog ainda por causa dessa ideia.

Os bate papos com o Marcelo acontecem todos os dias no trabalho há quase um ano. Sempre um assunto diferente. Astronomia (ele é astrônomo por formação), ufologia, mitologia, história, física, mecânica quântica, e muitos outros. Enfim, quase tudo o que você imaginar.

Vou fazer um resumo dessas conversas aqui. Sem compromisso, claro, mas acho que pode ser interessante. Vejamos no que vai dar.

Bate papo com Marcelo - 08/04/2014

Olá, povo!

Engraçado falar assim porque na verdade não escrevo para ninguém senão para mim mesmo.

Acho interessante a forma de se expressar que usamos nos textos e normalmente não usamos quando falamos.

Eu tenho certa facilidade em escrever (é o que dizem), embora meu desempenho nos discursos orais, digamos assim, não é tão bom. Acho que fico meio nervoso, sei lá.

Enfim, não é nada disso que eu queria dizer quando abri esse post. Na verdade quero comentar sobre fractais. Não é um comentário, realmente, mas uma observação sobre uma conversa que tive hoje com um colega do trabalho (grande Marcelo!) Ele levantou o assunto hoje e eu fui me inteirar para o bate papo de amanhã (sempre às16h, na copa, tomando um cafezinho).

Trata-se dos Fractais. Estruturas geométricas fantásticas que representam sistemas dinâmicos complexos. É ainda mais fantástico o conceito teórico (será que posso colocar assim?) por trás delas. A Teoria do Caos. Assuntos interessantíssimos, na minha opinião.

Enfim, não vou discorrer aqui sobre os fractais ou a teoria do caos. O google está aí pra isso. Fico aqui com o que realmente interessa, as formas. Aproveitem...