quinta-feira, 10 de abril de 2014

Bate papo com Marcelo I - 10/04/2014

Hoje teve rodada dupla no bate papo com o Marcelo.

Pela manhã falamos sobre TEOSOFIA. Misto de teologia, religião e ciência, a teosofia é um conceito muito viagem pro meu gosto (desculpa aí,Marcelo!). 

O principal nome da Teosofia é Elena Petrovna Blavatskaya, escritora, folósofa e teóloga russa.
Seu trabalho nesse campo iniciou-se na década de 1970 como uma resposta à profunda separação entre Ciência e Religião que ocorria nos EUA (ela havia se mudado da Rússia para os EUA anos antes) naquela época.

São abordados temas como os Atrlantis planos superiores e inferiores de vida e consciência, vida em outros mundos, etc.

Ainda que não dermos crédito a tudo isso, vale ressaltar que uma das fontes inspiradoras de peso da Teosofia foi o filósofo grego Platão.

Não vou me prolongar mais sobre o assunto, pois na busca por imagens sobre a Teosofia percebi que seu símbolo apresenta também uma suástica... vou deixar isso pra lá, ok.

Bate papo com Marcelo II - 10/04/2014

Mais interessante que o tópico anterior foi a conversa da tarde. Iniciamos com a etimologia dos nomes russos, especialmente os sobrenomes, que levam o primeiro nome do pai. Acabamos por falar sobre a família imperial à época da revolução e o seu destino nas mãos dos Bolcheviques.



O Czar Nicolau II havia abdicado em março de 1917. Em uma viagem de retorno à Moscou ele e sua família foram capturados e aprisionados pelos revolucionários.

Transferidos para a cidade de Ecaterimburgo, Nicolau II, sua mulher, seu filho, suas quatro filhas, o médico da família imperial, um servo pessoal, a camareira da imperatriz e o cozinheiro da família foram executados no porão da Casa Ipatiev pelos bolcheviques na madrugada de 16 para 17 de julho de 1918.



Mais tarde Nicolau II, sua mulher e seus filhos foram canonizados como neomártires por grupos ligados à Igreja Ortodoxa Russa.